Como bordar logotipo preto no tecido preto

Para ajudar a artesã nos desafios do dia a dia do ateliê do bordado eletrônico trazemos esta dica sobre cores e padronizações de marca / logotipo, chamada de logotipia.

O mais comum é ter o logotipo do cliente em preto e o tecido pra bordar ser escuro ou mesmo preto. Nestas horas recebemos o pedido:

"Faz um contorno branco em volta do logotipo pra ele aparecer no fundo."

Nossa resposta é sempre: Isso não funciona.


Não funciona por dois motivos:

1) Contorno pequeno, em letra pequena, bordada vira um caos

2) O certo é inverter a cor do logotipo

Muitas vezes o logotipo tem letras miudinhas, que já são difíceis de bordar, agora imagina juntar letras miúdas rebatidas num contorno miúdo. É a receita certeira pra quebrar agulha e até furar o tecido.

Tirando as "explicações" sobre o comportamento da bordadeira, o argumento mais importante é que NA ÁREA DA PROPAGANDA isso não funciona assim, ou seja existe um estudo de cores da marca que prevê o uso em diferentes técnicas e também em diferentes cores de fundo, é chamado Manual de Identidade (Brandbook).


Mas então como bordar?

É simples: O que é preto vira branco ou a segunda cor da marca

A foto acima traz a produção de uniformes bem variados, incluindo a máscara preta bordada, feitas pela artesã Ivete Nascimento. A solução que ela deu às cores foi perfeita.

E se o tecido for azul e a marca azul - o azul vira branco

E se o tecido for amarelo e a marca amarela - o amarelo vira preto

Ou seja = o que vale é o contraste ao contrário. Se a cor puxar mais pro escuro ela vira branco - se a cor puxar mais pro claro ela vira preto - o contrário.


Num "mundo ideal" imaginamos que o cliente tenha pago pra alguém fazer o logotipo e o designer tenha oferecido este manual, com todas as variações previstas para o seu uso. Mas, no "mundo real", dificilmente esta é a realidade, muitas vezes o cliente nem tem o arquivo original do logotipo, ou pediu pro sobrinho fazer algo rapidinho ali no word mesmo.


Ah, mas meu cliente não é um haras, meu cliente não vai ouvir o que uma bordadeira tem a dizer. Então vamos mostrar como OS GRANDES usam suas marcas.


Os prints abaixo foram retirados dos manuais de identidade de cada marca, que tem seus direitos reservados e estão aqui como fonte de inspiração e também de prints pra usar no celular.

Começamos por um grande, que tal o MC Donalds?

A marca prevê no seu manual o uso da marca colorida ou preta e branco, com fundo ou não.

Outra marca que tem um manual bem legal é a Cielo, veja abaixo como eles prevêem o uso do logotipo sobre o funco preto e também no fundo com a segunda cor da marca, o azul.


No fundo escuro/preto - o que era preto no logotipo ficou branco, já no fundo azul do mesmo tom da marca o que era preto ficou branco e o que era azul ficou preto. Eles usam co contraste do branco sobre o fundo (não mantiveram o preto que aparece em mais itens no nome sobre o fundo colorido).


Aqui mostramos um contraste entre preto e amarelo (fundo puxando pro tom mais claro), veja como a marca prevê de forma diferente a troca da cor, sobre o amarelo o contraste maior se dá com o preto


No fundo preto o amarelo foi mantido - pois há contraste

Outra marca grande usa o verde no logotipo, e pra esse as variações foram todas definidas.


A marca Spotify prevê o uso do logotipo colorido e também em uma cor.

Já que o assunto é bordado bordado para empresas outro ponto que podemos abordar é quando se tem

EFEITOS GRÁFICOS - DEGRADÊ

Este tido de efeito degradê onde um pedaço do logotipo tem uma variação de cor que vai de um tom mais suave até outro mais escuro é adaptado em apenas uma cor no bordado. Essa adaptação também é prevista no manual da marca.

Outro item importante a se abordar é a "posição do ícone" da marcar, o desenho que compõe o logotipo pode ser utilizado de forma separada ou mesmo adaptado logo acima do nome pra compor uma versão mais vertical do logotipo.

Usamos muito essa versão para montar matrizes para bordar em máscaras, onde o espaço pra bordar é bem reduzido.

Prontinho, agora você tem um bom material pra apresentar ao seu cliente, recheado de informações pertinentes e que irão dar um toque profissional ao seu trabalho.


Na caixinha abaixo você pode fazer o download do Brandbook da Cielo - o manual de identidade completinho da marca.

2020-08-ManualMarcaMC
.pdf
Download PDF • 1.13MB





75 visualizações