Borde na malha sem medo!

Tem muita artesã que faz careta pra bordar em tecido elástico e molegato como a malha.

E você? Foge de trabalhos assim?

Chega de ter medo e bora encarar de frente, de peito, de maiô, de body...de uniforme!

Mas antes de tudo você tem que botar de lado aquela sua "certeza de que não dá certo botar na bordadeira eletrônica", fazer uma reza, uma mandinga, dar três pulinhos e seguir em frente.

Brincadeiras a parte pegue já aquela camisetinha molegata da sua filha(o) pra fazer seus testes e bora montar uma receitinha que sirva pra você e sua bordadeira.


1ª dica: ESTRUTURA

Quanto mais molegato o tecido maior a quantidade de entretela que você deve usar (sim, camadas no plural). Se o tecido for mais resistente 1 camada de entretela é o suficiente.


2ª dica: FIXAÇÃO

Seu tecido tem que estar firme no bastidor, FIRME MAS NÃO TESO.

Ou seja a malha tem que ficar lisa, sem estar esticada. Sacou?

" - Ah, mas e se ficar frouxo no meio?"

Pra não ficar frouxo use alfinetes na parte de dentro do bastidor pra juntar a malha à entretela, lembrando de não deixar a pontinha do alfinete roçando na máquina, bote ele pra cima. As artesãs do bordado eletrônico chamam isso de bordado flutuante ou técnica de flutuação.

Bordado Flutuante - Dica da Lucia Helena Almeida

3ª dica: AGULHA CERTA

Aqui há divergências! Tem artesã que usa a agulha com ponta tipo "bola pequena" que não fura a malha (abre espaço entra as tramas) e tem artesã que troca a agulha tradicional por outra mais fina (ou nem isso).

Quer saber mais? No site da Singer te um especial só de agulhas pra bordar.


Monte seu plano de ataque e bora perder esse medo bobo de tecido mole, bora faturar com muito uniforme em malha bordado e aqueles bodies infantis lindões.


Precisa de uma matriz de bordado fofa pra body de bebê? Compre já a Coleção Baby Rock da Mãozinha Digital.



Quer mais dicas? Saca só este vídeo da Sílvia Zampar da Doce Lembrança e Cia de como bordar em malhas e tecidos "elásticos" (que esticam como helanca, lycra, etc.).


É isso! Gostou? Compartilha com as amigas =D

716 visualizações