top of page

O que é um arquivo compactado / Zipado - Informática Descomplicada

Atualizado: 24 de jan.

Muitas artesãs que estão iniciando no mundo do bordado eletrônico também estão desbravando a linguagem da informática que acaba por envolvê-lo.

Termos simples, pra nós já acostumadas, são total novidade pra muitas delas.

Arquivo compactado, ZIP, RAR, descompactar, comprimir, zipar, zipado, explodir / extrair pasta - vira uma linguagem alienígena pra quem nunca teve esse contato imediato do 3º grau primo do bordado eletrônico.

Acompanha comigo o raciocínio:


Índice o que é um arquivo compactado: Nesta publicação você vai encontrar:

Afinal o que é um arquivo compactado? Gosto de comparar um arquivo compactado a uma MALA DE VIAGEM.


Você está preparando uma viagem e começa a separar o enxoval da diversão: toalhas, roupas, sapatos kits de higiene e por aí vai.

Levaria tudo isso solto, na mão, um a um? Não, né! Corre pegar uma necessaire pra botar shampoo e cremes, sacos de tnt pros calçados, uma sacolinha pras lingeries, dobra as roupas separadas por tema (ou não).... Aí abre o maleiro e saca aquela mochila boa que cabe tudo ou aquela mala cheia de compartimentos especiais e de maneira organizada parte pra enfiar tudo lá dentro.

Pronto! Enxoval organizado todinho dentro de uma única mala de viagem que vai, e muito, facilitar seu transporte.

No lugar de dezenas de itens soltos você passa a ter apenas um item pra carregar. Guarda essa informação, você tem um único item, a mala, que carrega todos os seus itens de forma compactada num único objeto.

A viagem chega e vc pode botar a mala no porta-malas, arrastá-la se tiver rodinhas pelo seu trajeto, despacha-la pro seu destino.

Uma vez atingido o destino da sua viagem é hora de destralhar a mala, ou não né... destralhar a gente faz só na volta, roupa suja, limpa... péra! Vamos voltar ao foco!

Atingido seu destino você vai abrir a sua mala e tirar de lá de dentro o que você precisa, seja item a item ou tudo de uma vez. Na nossa analogia do "informatiquês" alienígena, é hora de descompactar sua maleta, guarda isso na memória, vamos voltar a esse assunto.

Viagem feita é hora da volta, depois do rolê agora é a hora de destralhar a mala, abri-la arrancar tudo de lá de dentro, separar o que é lixo, o que é roupa suja, o que não foi utilizado (eu não sei vocês, mas minha mala vive assim, voltando com coisas que não utilizei e são muitas) e também os presentes ou os itens novos que trouxemos dessa viagem, aumentando o volume da mala e aí sim, depois de desmontada dar um destino a cada item.


Agora segue comigo:

  • os arquivos são os itens que você está colocando solto dentro da mala

  • as pastas são as nescessaires, bolsas, sacolas, que você organizou itens de um mesmo gênero antes de colocar na mala

  • o ZIP / RAR / Arquivo em lote/ Arquivo compactado é sua mala que comporta a todos os itens anteriores dentro dela.

  • Compactar / descompactar / extrair são os termos usados na informática pra montar / desmontar / destralhar a mala

  • Compactar todos os seus itens facilita o despacho da sua bagagem ou seja compactar vários arquivos e pasta num único arquivo compactado facilita o seu envio por e-mail, por exemplo.

Assim:

  • compactar/comprimir um arquivo é botar dentro de uma mala (o arquivo ZIP) tudo que vai carregar em um único recipiente

  • descompactar/descomprimir um arquivo é extrair de dentro da mala (o arquivo ZIP) que carrega todos os seus itens dentro dela.

Acredito que essa analogia dos arquivos compactados com malas de viagem tenham te auxiliado a entender esse processo. MAS ainda tem mais sobre o assunto, além de organizar seu enxoval de viagem os compactadores tem o poder mágico de encolher suas roupas e assim liberar mais espaço dentro da mala, é chamado de compressão.


O pó de pirlipimpim que encolhe/desencolhe suas roupas de dentro da mala - a magia do que é um arquivo compactado

Assim como existem diferentes tipos / tamanhos de malas, os aplicativos de compactação tem os diferentes níveis de compressão que afetam o tempo necessário para compactar e descompactar arquivos e consequentemente o tamanho final que a mala pronta vai ter. Escolher o nível certo depende do equilíbrio entre o espaço que você deseja economizar e o tempo que está disposto a investir neste processo.


1 . Nível de Compressão Baixo: Imagine que você está fazendo uma viagem curta e quer levar poucas roupas. Um nível de compressão baixo seria como colocar suas roupas na mala sem dobrá-las muito bem. Você ainda está economizando algum espaço, mas não tanto quanto poderia. É rápido, mas a mala ainda pode parecer um pouco cheia.


2 . Nível de Compressão Médio: Agora, pense em arrumar sua mala com cuidado, dobrando suas roupas de maneira mais eficiente para economizar espaço. Isso é semelhante a um nível de compressão médio. Você está mais consciente sobre como organizar suas coisas, tornando a mala mais compacta. Leva um pouco mais de tempo do que o nível baixo, mas o resultado é uma mala mais organizada e eficiente.


3 . Nível de Compressão Alto: Agora, imagine que você está usando um sistema avançado de fechamento a vácuo para empacotar as roupas da sua mala. Este é o equivalente ao nível de compressão alto. Ao retirar o ar de dentro das embalagens você consegue compactar suas roupas ao máximo, otimizando o espaço de uma maneira incrível. Embora isso leve um pouco mais de tempo e talvez alguns recursos adicionais, o resultado é uma mala extraordinariamente compacta, podendo aproveitar ainda mais cada centímetro cúbico disponível. Esse nível de compressão é ideal quando você precisa maximizar a eficiência do espaço, mesmo que isso envolva um pouco mais de esforço no processo.


Diferenças entre os Programas que gerenciam arquivos compactados - onde baixar de graça

Os computadores normalmente não vêm com estes programas de compactação, assim como você deve comprar uma mala numa loja pra juntar seus itens de viagem é preciso instalar no windows, por exemplo, um programa que faça isso digitalmente pra você.

O Winzip, WinRAR e 7-Zip os apps mais conhecidos, são como diferentes marcas de malas que você pode usar pra organizar sua viagem.

Mudando o clima de analogias, vamos usar um assunto atual pra comparar os 3 aplicativos: a boneca Barbie.


Winzip - A "Barbie Estereotipada" dos arquivos compactados

O nome mais reconhecido quando se fala em programa de compactação de arquivo é o WINZIP, autodeclarado como o "líder mundial" no assunto.

Logotipo Winzip

Se ele fosse comparado a uma Barbie, seria como a Barbie clássica e popular que muitas pessoas conhecem. Ela tem uma embalagem bonita e é fácil de usar, assim como o WinZip, que é conhecido por sua interface amigável e popularidade.

O Winzip é grátis pra download e uso domiciliar, tem versão pra venda / registro caso o uso sempre empresarial.

Pode ser baixado diretamente no site do desenvolvedor, com texto em português neste link https://www.winzip.com/br/pages/download/winzip/


Winrar - A "Barbie Aventureira" dos arquivos compactados

Além de arquivo .ZIP, outro tanto quanto reconhecido e usado são os arquivos em .RAR, se fosse comparado a uma Barbie, seria como uma Barbie aventureira e versátil. Imagine uma Barbie que vem com diferentes conjuntos de roupas e acessórios para se adaptar a várias situações. Da mesma forma, o WinRAR é conhecido por ser capaz de lidar com uma variedade maior de formatos de arquivo, tornando-o mais versátil em comparação com o WinZip.

Logotipo winrar

O WinRar se declara o "compactador mais popular do mundo", tem versão em português e é grátis pra baixar, pra uso pessoal/domiciliar, neste link https://www.win-rar.com/start.html .

Ah é preciso dizer que o WinRAR vai sempre pedir pra que você compre a licença de uso, mas se continuar a usar na sua casa não precisa se preocupar é só ir clicando em ignorar.


7-Zip - A "Barbie Engenheira" do rolê compactador

O 7-zip é eficiente e funciona bem, apesar de ser menos conhecido que o WinZip e o WinRar.

Gosto especialmente desse aplicativo porque é extremamente fácil de instalar, usar e não fica te lembrando a todo momento de registar / comprar licença.

Logotipo 7-zip

Se o 7-Zip fosse comparado a uma Barbie, seria como uma Barbie engenhosa e eficiente. Talvez seja uma Barbie que pode ser personalizada e que oferece um excelente desempenho, mas talvez não seja tão conhecida quanto as outras. O 7-Zip é como a Barbie eficiente, pois é uma ferramenta poderosa e gratuita, embora possa não ter a mesma popularidade que as outras.

Este compactador tem seu código aberto (open source) para os sistemas operacionais Windows e Linux - a explicação deste termo fica pra outro post. É grátis pra baixar e você encontra em inglês, neste link https://www.7-zip.org


Minhas Considerações - o que é um arquivo compactado?

A proposta aqui não é trazer prints de tela que mostrem o funcionamento exato de cada programa, queremos sim é te trazer o entendimento sobre o seu funcionamento e te gerar mais confiança quando aplica-lo, no uso mesmo.

Quando lançamos mão de comparações ou de linguagem figurativa neste texto seus usos foram feitos apenas por diversão e para simplificar a compreensão deste assunto, já que a Barbie é um ícone cultural conhecido. As características reais dos programas citados aqui podem variar e cada um deles tem suas próprias vantagens e usos específicos que podem ser conferidos detalhadamente em seus respectivos sites.


Nos próximos posts faremos um passo-a-passo (PAP) detalhado de como instalar um destes programas e na sequência um outro de como fazer uso deles de forma descomplicada.


Curtiu as analogias? Deixa um like. Acha que esse texto seria útil pra alguma colega? Compartilha. Tem alguma sugestão, correção ou dúvida? É só comentar.

49 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Produtos relacionados

bottom of page